A Covid-19 parou o mundo. De repente, milhares de empresas tiveram que reduzir ou suspender suas atividades, sendo drasticamente afetadas por uma crise causada pelo Coronavírus.
Na Logística, a pandemia provocou dois cenários distintos. Conforme comentei neste artigo, indústrias alimentícias, farmacêuticas e e-commerce tiveram um enorme aumento na demanda. Essas empresas enfrentam agora uma grande correria nos centros de distribuição para conseguir atender a população. Mas para muitos outros, a realidade é bem diferente dessa e, nesse momentos, seus armazéns estão parados.
Para quem se encontra nesse segundo cenário, meu conselho é: olhe para esse momento como uma grande oportunidade. É hora de organizar a casa e se preparar desde agora para o retorno do consumo. Organização é algo fundamental para o funcionamento de um centro de distribuição. Sinalização, endereçamento, sistema… tudo isso deve estar em perfeita sintonia para evitar erros e retrabalhos. Só assim é possível aumentar a produtividade e agilidade na execução das tarefas.
Mas sabemos que muitas vezes a organização acaba se perdendo no dia a dia. Práticas que parecem inofensivas, como rasurar uma etiqueta ou lançar manualmente um código no sistema são, na verdade, grandes vilãs. A partir dessas e de outras situações corriqueiras, falhas são acumuladas diariamente e a reorganização se torna uma das tarefas mais difíceis na rotina de um armazém, pois para corrigir esses erros é necessário parar todo o trabalho e fazer um inventário.
Portanto, se o momento é de baixa demanda, aproveite o tempo disponível e organize seu armazém. Revitalize, substitua e melhore o que for necessário para que você esteja bem preparado quando essa fase passar.
– Verifique o estado das etiquetas de endereçamento e substitua o que for necessário para eliminar a digitação manual dos endereços, evitando a inserção de informação errada no seu WMS.
– Revise a sinalização do armazém. Provavelmente você terá que fazer contratações e esse pessoal precisará de toda ajuda para se movimentar dentro das instalações.
– Revitalize as faixas de demarcação, as placas de arruamento, indicativas e de rotas de fuga.
– E , por fim, faça um inventário completo das mercadorias para eliminar todos os erros de localização de seus paletes e caixas.
Pronto, esse é caminho para que você esteja apto a atender seus clientes de forma ágil, aproveitando a onda de consumo e restabelecendo as condições de crescimento!
A Planner tem todos os produtos e serviços que você precisa para identificação, organização e sinalização de armazéns: demarcação de pisos, etiquetas de endereçamento, todos os tipos de placas, serviço de instalação da sinalização e execução de inventário. Conte conosco! Nossos consultores estão prontos para auxiliar você e sua equipe.